Pesquisar

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Horário de Verão - 10 Curiosidades

Olá!!






No dia 18 de outubro iniciou o horário de verão.

Desde criança é um período que eu adorooooo!!


os dias ficam mais longos, 

quando saio do trabalho está claro, 

o fim de semana rende mais 

e economiza energia!! \o/

Tudo de Bom!!!!!!


por mim ficava o ano todo, 
assim não tinha adaptações quando inicia e quanto termina.


Seguem 10 curiosidades sobre o Horário de Verão que achei muito legal, vi no site: Guia dos Curiosos que eu adoro, tem muita coisa legal por lá!!



10 curiosidades sobre o Horário de Verão



1. Foi uma ideia do norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. No entanto, só foi levada a sério mais de um século depois, durante a I Guerra Mundial. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a adotar a medida.


2. No Brasil, entrou em vigor pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932, por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas. Chamava-se "Horário de Economia de Luz no Verão", e englobava todo o território nacional. 

3. Nos 18 anos seguintes, o Horário de Verão foi desconsiderado. Em 1985, voltou a ser aplicado, devido a uma queda nos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. Desde então, vigora todos os anos.

4. Quando o horário entra em vigor, os relógios são adiantados em 1 hora. Ao seu término, eles devem ser atrasados em 1 hora.

5. O Horário de Verão inicia-se tradicionalmente na segunda quinzena de outubro. No entanto, em 2006, o 2º turno das eleições presidenciais fez com que o Horário de Verão "atrasasse" 3 semanas, começando no dia 5 de novembro. O motivo? O medo de que provocasse problemas no funcionamento das urnas eletrônicas. 

6. O Horário de Verão começa aos domingos (dia não útil), para que a população consiga ajustar seu relógio biológico. 

7. O Horário de Verão não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque elas ficam mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano. Assim, adiantar os relógios em 1 hora traria uma economia pouco significativa. A programação da televisão brasileira, no entanto, é adiantada em 1 hora nesses estados, já que segue o horário de Brasília.

8. O Horário de Verão é responsável por uma economia de 1% a 5% da energia elétrica consumida no país. Isso pode parecer pouco, mas não é: corresponde a uma economia de 50 milhões de reais nos gastos públicos com energia.

9. Cerca de 30 países são adeptos do Horário de Verão. Grande parte deles está no hemisfério Norte, onde, no verão, o sol costuma se pôr mais tarde. Nesses países, adiantar os relógios em 1 hora faz uma grande diferença na economia de energia, já que permite luz solar até perto das 22h. 

10. Se você ouvir o termo DST nos Estados Unidos, não confunda com a sigla para Doença Sexualmente Transmissível. É assim que eles chamam o Horário de Verão ("daylight saving time").


Fonte:


Bora curtir as tardes mais longas
Aproveitar com as crianças em um parque, 
em uma pracinha (como a minha pequena ama)
E até ver o por do sol, coisa mais linda, presente que Deus nos manda todos os dias!!!



Com carinho,

Sillas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, você gostou do blog, do assunto? vou adorar ler seu comentário, dicas para melhorar, sugestões, etc. Muito obrigada! bjosss