Pesquisar

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Hábito de Procrastinar

Olá!!!




Hábito de Procrastinar


Já parou para pensar o por que de tantos dias
 que temos coisas para fazer (pode ser qualquer coisa, 
visitar alguém, ir ao mercado, um conserto de roupa,
fazer um trabalho da escola/faculdade, 
levar nosso filho para passear em um parque ou 
mesmo a pracinha perto de casa, conhecer um lugar novo, 
trabalhos em casa, como por exemplo passar roupa, 
arrumar um armário, o tal faxinão, jogar coisas velhas fora, responder e-mail´s, etc etc) ou qualquer outra coisa
 que você tenha para fazer e ficou se programando,
 mas chega na hora H se distrai com outras coisas, 
ou bate aquela preguiça... e vai deixando sempre para depois? 

Isso é muito ruim por que nos faz não cumprir nossas metas e
 também acumulando tarefas para fazer depois ou até mesmo fazer correndo de última hora, como por exemplo trabalhos acadêmicos,
isso pode nos trazer prejuízos emocionais, pessoais e profissionais.

Há métodos para poder parar com esse mal costume, 
que nos atrapalha tanto.


Mas para entender melhor, vamos começar 

pelo "começo" - a definição:





Procrastinar Significado


é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.

Fonte






Curiosidade:



Um estudo da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, publicado em fevereiro de 2014, mostrou pela primeira vez na história que o hábito de adiar pode ter um componente genético. A notícia trouxe algum conforto para procrastinadores compulsivos, que agora podem dividir com os pais a culpa pelo mau comportamento.
Mas o grande mérito dos pesquisadores foi mostrar que esse terrível inimigo do trabalho foi aprimorado dentro de nosso DNA ao longo de milhões de anos e que não podemos nos livrar dele tão facilmente quanto pensávamos. A pergunta-chave sobre o hábito de atrasar agora mudou: se deixar para depois faz parte da natureza humana, como podemos enfrentar a leseira e concluir nosso serviço no prazo? 
De uma perspectiva da evolução humana, a procrastinação seria um subproduto da impulsividade. Os pesquisadores da Universidade do Colorado identificaram que um mesmo gene define as duas coisas. Para o homem primitivo, fazer planos de longo prazo não era tão importante quanto saciar as necessidades básicas e instantâneas de sobrevivência.
Cuidar do que acontecia no presente era muito mais importante do que pensar no futuro. Desse modo, o homem desenvolveu o instinto de reagir a estímulos imediatos mudando o foco de sua atenção. Dessa natureza surge a chave de cada adiamento: a pessoa perde a concentração na atividade que está fazendo para se preocupar com uma perturbação momentânea. O urgente supera o importante.
A vida moderna é mais bem-adaptada a metas de longo prazo. A maioria das pessoas não precisa mais caçar o alimento diariamente. Mas as tendências impulsivas ainda estão presentes e o mundo é um lugar lotado de pessoas, eventos e aparelhos que drenam a atenção de qualquer profissional.
“O grande problema é quando o adiamento prejudica a carreira, o trabalho ou os relacionamentos”, afirma o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo, de São Paulo. Em casos extremos, a in­capacidade de cumprir compromissos no prazo estabelecido leva a pessoa a perder oportunidades de crescimento e a ser taxada de incompetente ou preguiçosa.
Mas há diferenças entre a preguiça e o adiamento. A primeira é a falta de vontade de fazer uma tarefa. Já a procrastinação é um atraso irracional de uma ação pretendida, na definição do psicólogo Piers Steel, da Universidade de Calgary, no Canadá, autor de estudos sobre o assunto e do livro A Equação de Deixar para Depois (Editora Best Seller, 2012, 35 reais). O procrastinador quer cumprir a tarefa, mas por algum motivo não consegue.
De acordo com Piers, a maioria dos adiadores vive culpada, tensa, estressada, ansiosa e com baixa autoestima por não conseguir se programar direito para fazer as coisas com antecedência, como imagina que os outros colegas de trabalho façam. Após anos de estudo, o pesquisador canadense identificou três grandes elementos que determinam a procrastinação.
“De longe, os principais motivos pelos quais adiamos as coisas são falta de confiança, achar a tarefa chata ou pouco prazerosa e a distração provocada pela impulsividade”, afirma Piers. O último item ajuda a entender por que uma pessoa pode se desviar até de coisas que gosta de fazer.
A ideia de que a maturidade ajuda a combater a procrastinação é apenas parcialmente verdadeira. Um profissional experiente pode ter aprendido a controlar distrações de modo a se manter focado no serviço, mas isso nunca será completamente verdade.
“Todo mundo tem suas armadilhas, e isso vale tanto para o estagiário quanto para o presidente”, diz o headhunter André Caldeira, diretor da Proposito, empresa de seleção de executivos de Curitiba, que entrevistou vários gestores sobre o assunto.




O papel de cada um

Cada pessoa tem um padrão próprio para deixar as coisas para depois. Não há como afirmar categoricamente que alguém está procrastinando, só é possível suspeitar. Há situações em que um procrastinador diz que a inércia é uma escolha racional.
“Uns trabalham menos para passar mais tempo com a família. Mas isso depende dos valores de cada um. O único que pode afirmar com certeza se está adiando ou não, é o pro­crastinador”, diz Piers. Agora que já ficou claro que todo mundo adia seus compromissos de alguma maneira, está na hora de controlar os instintos para viver menos tenso.

Fonte - Revista Você S/A





Hábitos para ajudar na sua rotina:






Seguem 7 maneiras práticas para pararmos de procrastinar:

Talvez a procrastinação não seja um fator decisório para o fracasso de um projeto, mas é certeza que se existe procrastinação, existe má administração do tempo

1 – Se dê pequenos “prêmios”
Por meio de pesquisa, foi revelado que o cérebro humano tende a perder o interesse no trabalho quando exposto a uma atividade em um longo período de tempo. Isso é natural e envolve todas as áreas.Isso ocorre porque somos movidos por recompensas, e se não trabalhamos motivados, perdemos o interesse rapidamente.
Em jogos por exemplo, porquê ficamos tanto tempo em um mesmo ambiente? O desafio no impulsiona a este lugar. Porém o mais importante é a sensação de ser premiado após poucos minutos de jogo, quando passamos de fase ou subimos um nível.
A vida também é dessa forma! Vamos utilizar esta mesma técnica para garantirmos nosso sucesso pessoal. Após curtos períodos de tempo de trabalho precisamos nos autopremiar com um curto intervalo de pausa. Existem aplicativos para este fim, geralmente controlado em tempos de 25min ou 30min.
Uma parada para um café por exemplo.


2 – Manter sempre em mente os efeitos da procrastinação
Outra maneira de evitar a procrastinação é entender de fato seus efeitos. E não somente isso, manter sempre em mente o que isso pode causar em nosso dia-a-dia. Sabemos que procrastinar pode levar a uma perda de posição, perda financeira, perda de oportunidades, cair no erro em deixar projetos inacabados, enfim, podemos encontrar grandes consequências para o procrastinador. Mantenha isso sempre em mente.
Se permanecer com essa ampla visão sobre as causas e consequências, vai facilitar a tomada de decisões imediatas na solução de problemas e realização de tarefas. Você pode também definir pequenas metas diárias para que consiga cumpri-las naturalmente.


3 – Aproveite o prazer das conquistas
Responda: não é bom quando temos aquela sensação de missão cumprida sobre alguma atividade ou até mesmo sobre algum projeto pendente? Pois bem! Você precisa usufruir deste momento como uma recompensa e como um momento de refletir sobre os prazeres de fechar as atividades (quando você consegue fechá-las). Se o “deixar para depois” gera grande insatisfação pessoal, por outro lado, conseguir resolver tudo isso no momento “agora” nos leva uma satisfação que nos impulsiona a novos momentos assim.
Ver as tarefas sendo “riscadas” em nossos blocos é maravilhoso! 
Use esse momento como uma arma, para ajudar você
 a nunca perder o foco.


4 – Faça enquanto é pequeno

O que leva também à procrastinação é manter todo o foco em atividades maiores e deixar aquelas tarefas menores para mais tarde. Estas pequenas tarefas se acumulam e acabam virando grandes em algum momento. Amplamente falando e salvo as questões específicas, estas pequenas atividades que deveriam ter sido resolvidos primeiro, justamente por serem pequenas e rápidas. Ou até mesmo dividir entre pequenas e grandes dentro de um espaço de tempo.
Infelizmente estas são esquecidas principalmente pelo fato de “serem muito pequenas” e que “podem ser feitas depois”, dentro do prazo. Isso é uma mentira de nossa mente e você nunca deverá deixar de lado para lembrar depois! Saiba que dificilmente voltará a realizar esta atividade dentro do prazo que você imaginava.


5 – Não trabalhe até se sentir esgotado
É certo dizer que a psicologia humana afirma que se você não tem nada pendente na cabeça, sua mente tende a sair do curso. Em outras palavras você pode se distrair facilmente quando está cansado. A ideia aqui é você não chegar a este ponto, mas conseguir realizar suas pausas antes do momento de estresse ao realizar várias tarefas.
Em momentos específicos, vá tomar um cafezinho ou ouvir uma música, ler um jornal, ou até mesmo jogar um game. Tudo isso para revitalizar sua “barra de energia”. Se você deixar sua “barra” chegar ao nível esgotado, com toda certeza via perder o foco de suas atribuições.


6 – Use o Poder da Motivação
Muitas vezes os funcionários se esquecem de suas atividades básicas dentro de uma empresa, e isso poderá leva-lo à procrastinação. Saiba que você tem um papel dentro da empresa e seu trabalho tem um propósito específico. Essa é a base de você estar onde está. Se conseguir reinventar a maneira como executa suas tarefas, então está tomando as medidas certas para fortalecer-se.
Se está difícil levantar-se pela manhã e ir trabalhar, reflita! Há algo errado! Se você não consegue se auto motivar, pense se não é hora de avaliar seu cargo ou a empresa onde está. A certeza é que, se está difícil até mesmo de começar algo, a procrastinação é uma consequência.


7 – Fuja das Tentações
As tentações são obstáculos reais. Cada uma tem sua lista de tentações a vencer diariamente: TV, telefone, computador, internet, Facebook, jogo, mensagens, chats, enfim, a lista não é pequena das coisas que podem nos tirar a atenção a cada minuto.

Você precisa optar por não cair nestes erros e seguir em frente no foco. Pense que estas atividades serão como uma recompensa compensadora de todo os esforço SE você tiver força de vontade. Se for preciso, isole-se por alguns momentos, fique off-line… Use suas ferramentas.








Vários vídeos e dicas de como melhorar e manter o foco:

Com Daniel Accorsi







*****





Tem uma coisa para fazer?
Bora lá então!!


nada de ficar deixando deixando deixando pra depois

Faça o que você pode hoje!!


Aqui vale o ditado:


"Não deixe para amanhã

 o que você pode fazer hoje"


No trabalho, nos estudos, pelos outros, para seus 
passeios e até mesmo em sua casa.


Os efeitos você vai sentir com o tempo,

de eficiência, de tranquilidade, realizado(a)

NÃO TEM PREÇO!





Com carinho,

Sillas

2 comentários:

  1. Muito interessante Sil, vou tentar seguir essas dicas...kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Glaucia!! Estas dicas também servem para mim mesmo diariamente..rs principalmente no quesito: passar roupa..kkk bjos

    ResponderExcluir

E aí, você gostou do blog, do assunto? vou adorar ler seu comentário, dicas para melhorar, sugestões, etc. Muito obrigada! bjosss