Pesquisar

terça-feira, 4 de abril de 2023

Cada conquista é uma despedida no processo da vida

Olá!!

Hoje trago um texto que escrevi inspirada em uma postagem 
de Marcos Piagers, sobre o crescimento dos meus filhos, 
mas nesse momento mas especificamente pela conquista
do meu filho mais velho Giovani, que acabou de se formar 
em Automação Industrial pela Faculdade Federal de São Paulo
(IFSP Instituto Federal de São Paulo).

Foto de arquivo pessoal - Giovani meu filho


Cada conquista é uma despedida no processo da vida

Viver é estar sempre com saudade de algo ou de alguém, é despedir-se todos os dias um pouco, mesmo nos momentos felizes, mesmo que você não perceba isso no momento que vive.

Me lembro como se fosse hoje quando vi o seu rostinho pela primeira vez no hospital, agora eu tinha que ser responsável, forte, pois tinha alguém pra cuidar. Passei a ser mãe, não era mais responsável só por mim, agora por você também.

Um menininho lindo lindo, que preencheu meu coração e minha vida de amor e carinho. Foi minha companhia por tantos e tantos anos até chegar a caçula Melissa, a Mel.

As vezes me bate uma saudade de quando vocês eram pequenos, aquelas mãozinhas tão pequenas segurando a minha.

Suas fraldas foram mudando...de tamanho – primeiro P, depois M, G, GG, XXL..começou a andar, os calçados e roupas se perdendo e você crescendo a cada dia em estatura e sabedoria. Começou andar, falar, correr, nadar, fazer desenhos, escrever cartinhas nas datas comemorativas, jogar bola, estudar, pedir dinheiro para o lanche, jogar vídeo game, voltar da escola sozinho, fazer karatê, fazer inglês, tocar violão, sair com os amigos, namorar, viajar para interior, fazer faculdade, trabalhar e agora viajar para outros estados. 

Sempre o brilho nos seus olhos era o meu “´pagamento”. A cada centímetro crescendo, anotando o risco na parede, vamos nos despedindo das fases anteriores para surgir novas....surgem despedidas...surgem saudades.

O papel da mãe é tornar-se obsoleta. É desaparecer da vida dos filhos com o passar do tempo, aos pouquinhos, vamos mostrando o caminho para eles ganharem o mundo sozinhos.

Um processo difícil de desapegar-se, mas necessário.

Já passaram quase vinte e dois anos daquele primeiro dia que o vi no hospital e como cresceu esse menino, e se desenvolveu lindamente meu filho. Filhos são mesmo flechas, como escreve o filósofo Gibran, "os pais são arcos que se envergam para que cheguem o mais longe possível." 

“Dói a despedida constante do filho, cada vez que fazem algo sozinhos pela primeira vez estão também nos dizendo adeus” Marcos Piagers. 

Eu e meu filho , agora, estamos naquela fase em que ele já faz tudo sozinho. Eu, paro tudo o que estou fazendo se ele me convida para ver um filme ou série. São poucos momentos assim juntinhos, temos que curtir, o passarinho está quase voando. 

No mês de Março/2023, foi a colação de grau da faculdade. Um marco de uma vida, uma passagem de fase tão importante, uma baita conquista. 

Um vôo lindo pela vida, eu te desejo meu filho!Vôe muito, muito mesmo, com entusiasmo, muitaa fé em Deus e seja muito feliz! 

Muito orgulhosa pelo homem que ele se tornou! 

E surgem mais conquistas e mais despedidas...consequentemente mais saudades..... É o processo da vida! 

Obrigada Senhor por poder estar presente em cada uma dessas fases e presenciar estes vôos incríveis do Gi e da Mel. 

Foto de Arquivo Pessoal - Eu o meu filho Giovani

Com carinho
Sillas




 


2 comentários:

  1. Maravilhosa homenagem.
    Vc é uma super mãe, super filha e super amiga.
    Deus te abençoe sempre.
    Continue assim.
    Amo vcs e rezo sempre pela felicidade e paz dos meus três filhos, dois netos, nora e genro e tb pelo meu super companheiro Ivo.
    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas palavras de amor e carinho. Deus abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir

E aí, você gostou do blog, do assunto? vou adorar ler seu comentário, dicas para melhorar, sugestões, etc. Muito obrigada! bjosss