Pesquisar

terça-feira, 1 de março de 2022

Carnaval não se adia! (Cálculo da Data do Carnaval)

Olá!!



2022 e mais uma vez a festa do Carnaval é adiada devido a pandemia.

Mas pra mim, o que se adia é a festa, a folia, a bagunça....

Eu estava pensando que Carnaval não 

tem como mudar de dia...não mesmo, 

Carnaval não se adia!!

Como nosso aniversário...podemos comemorar 

em outro dia, mas o dia mesmo do aniversário não tem como mudar.


Por que afinal, Carnaval não é uma coisa que simplesmente 

se adia e pronto. Simplesmente não, dá!! 

Ele tem dia certo pra acontecer e não tem como ser mudado.


O verdadeiro carnaval antecede o início da quaresma, 

depois vem a quarta feira de Cinzas e os 40 dias 

que vamos ter uma caminhada mais profunda internamente, 

com Cristo, e por fim a Páscoa.


Eu não sabia explicar direito o cálculo da data, 

mas sabia que tinha tudo a ver com a lua cheia.


Fui pesquisar e no site Megacurioso tem a explicação 

direitinho de como é definida a data do Carnaval.


Achei muito interessante, segue na íntegra:

"Acontece que o Carnaval não tem uma data fixa definida, como o Natal, que é sempre dia 25 de dezembro. Surpreendentemente, a festa pagã é definida de acordo com um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja Católica e tem variáveis como: Páscoa, Quaresma e calendário lunar. Confuso? Um pouco, mas nós vamos explicar.

Feito isso, vamos às explicações. A metodologia foi definida pela Igreja Católica durante um concílio realizado no ano 325. A partir daquele ano, o Domingo de Páscoa, que é uma das datas mais sagradas para a Igreja Católica — quando se comemora a ressurreição de Cristo — ficou definido e, por consequência, o Carnaval. A partir da Páscoa, volte sete domingos no calendário e terá o domingo carnavalesco.

Há ainda outro fator envolvido nesse cálculo: o calendário lunar. Para definir a Páscoa, existe uma regra: a data obrigatoriamente precisa ser o primeiro domingo após a primeira Lua cheia depois do Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Complicou? Vamos por partes.

O equinócio é um fenômeno da natureza no qual o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, 12 horas cada um. O equinócio em questão marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul, e geralmente cai entre os dias 20 e 21 de março.

Como regra, depois desse equinócio, assim que a primeira Lua cheia aparecer no céu, o próximo domingo é o de Páscoa. Mas temos aqui mais um porém: a Igreja Católica não se baseava no ciclo lunar real e atual, mas sim em projeções sobre o satélite que foram feitas ainda na Idade Média.

Quando o Calendário Gregoriano – o que utilizamos atualmente – entrou em vigor no século XVI, o Domingo de Páscoa passou a ser, obrigatoriamente, entre os dias 22 de março e 25 de abril, facilitando a adaptação ao calendário lunar real e projetando com precisão o Carnaval.

É exatamente por isso que tanto a Páscoa quanto o Carnaval variam tanto. Em 2019, por exemplo, o Carnaval aconteceu em março. Isso porque a Lua cheia demorou para aparecer após o equinócio. Então, podemos concluir que a Igreja até criou uma metodologia, mas quem define as datas é a natureza.

Na década de 1970, alguns empresários ensaiaram um movimento para tornar o Carnaval uma data fixa, alegando que a mobilidade da data prejudica a economia do país. Até o momento, no embate economia x Igreja, venceu a tradição católica."

Fonte - Clique Aqui!


**************

Sempre aprendi que o Carnaval era uma festa com 

muitos comes e bebes, churrasco, etc em "despedida"

da carne devido ser um período de respeito, 

jejum, oração.


Pra mim ele tem todo um significado 

especial nessa cronologia da Páscoa.


E pra você como é o significado do Carnaval?


Que todos tenham uma ótima quaresma, 

com um encontro verdadeiro com Jesus.





Com Carinho 

Sillas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, você gostou do blog, do assunto? vou adorar ler seu comentário, dicas para melhorar, sugestões, etc. Muito obrigada! bjosss